sábado, 13 de fevereiro de 2016

Guerra contra o mosquito Aedes aegypti. É possível vencer!

Por Ailton Vieira







É possível vencer a ameaça do mosquito Aedes Egypti juntando esforços população e do poder público. A prevenção é a maneira mais econômica para vencer a guerra contra o mosquito transmissor da Dengue, da febre Chicungunha e do tão temido Zika Vírus.

 Esse trabalho de prevenção é boa parte realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e pelos Agentes de Combate as Endemias que diariamente, visitam casas e seus moradores, em um incansável trabalho de conscientização e educação, juntamente com outros profissionais das Unidades Básicas de Saúde. 

Indicadores de saúde  mostram que o trabalho desses profissionais e de toda equipe de vigilância em saúde geram efeitos positivos para população. Além disso, dá autonomia ao cidadão para ser vigilante da própria saúde. 

No exercício de nosso trabalho constatamos que os resultados positivos no combate à algumas epidemias, como a da Dengue em 2012, só foi possível graças à junção de força do poder público e da poluição. Agora a ameaça é maior e o desafio segue a mesma proporção. 

O Zika Vírus exigirá de todos esforços ainda majores e bem coordenados. Nesse momento o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é determinante no resultado da guerra contra o Mosquito, o trabalho de fiscalização, informação e sensibilização é imprescindível para a vitória da saúde.

 É possível vencer o mosquito, mas para isso é preciso unir as forças e coordenar as ações de prevenção e combate. Não podemos perder a guerra para um mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário