sábado, 2 de abril de 2016

O agente comunitário de saúde não me visita, o que devo fazer?




Por ( Daniel Rocha)

Antes de buscar qualquer providência ou denunciar o profissional pela falta e importante você fazer a seguintes perguntas? Você fica em casa no horário comercial? Fica alguém na sua casa durante o horário em que esta trabalhando? Ao receber a visita do agente comunitário de saúde você o atende corretamente?

Se a resposta for sim para todos os casos você deve procurar a enfermeira da unidade básica de saúde de seu bairro para saber o que está
acontecendo, ou ligar para ouvidoria do município e firmar uma denúncia.

Caso a resposta seja não, deve procurar a unidade com um comprovante de residência e comunicar a enfermeira ou agente comunitário o melhor horário para ser visitada.

 E importante dizer que ao ser visitado pelo agente comunitário de saúde o anfitrião o receba corretamente o atendendo além do portão.

O agente comunitário é um profissional que para desenvolver corretamente seu trabalho, com base nas atribuições definidas pelo ministério da saúde, precisa entrar nas residências e dialogar com os moradores.

Se no momento da visita não puder atender-lo o mais indicado e que o comunique para ele voltar em outro horário. Se o agente comunitário não encontrar espaço para exercer corretamente suas atribuições seguramente irá resumir a visita a conversa informal.

Recentemente a secretaria municipal de saúde adquiriu e distribuiu para os agentes comunitários de saúde equipamento eletrônico, tablets, conectados ao programa E-SUS, que visa agilizar a troca de informações, monitorar e respaldar o trabalho dos agentes comunitários.

Os equipamentos são programados para uso exclusivo dos agentes comunitários, com localizador  e bloqueador caso seja roubado durante o trabalho, isso demonstra que os o Governo  Federal e Municipal tem investido cada vez mais  neste profissional que é a base da saúde preventiva.

Um comentário:

  1. Esperamos que não termine o mandato desse gestor sem recebermos os nossos uniformes.

    ResponderExcluir