quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como realizar uma boa sala de espera


Por Daniel Rocha 





É uma das atribuições do agente comunitário de saúde, ACS, realizar em parceria com à equipe ações e atividades educativas de promoção a saúde de acordo com as prioridades locais, como palestras na sala de espera na unidade básica de saúde (UBS). 

Confira algumas dicas para você, Agente comunitários de saúde, incluir a realização da sala de espera na sua rotina de trabalho.


01 - Planejar é preciso. Durante as reuniões de equipe estabeleça os assuntos que serão trabalhados durante o mês, lembre-se que as ações de educação em saúde devem estar de acordo o planejamento da equipe e a com a realidade da população adstrita. 


02 - Sala de espera do ACS é diferente. A sala de espera  do agente comunitário de saúde é diferente das palestras realizadas pelos profissionais do NASF e da  equipe por que o ACS aborda o cotidiano a realidade observada e vivida na comunidade. Exemplo: fala da dengue lembrando os moradores que existem terrenos baldios e áreas de risco no bairro que devem ser limpos etc. 


03 - Sala de espera tem hora para começar e terminar. Logo no início deixe claro para o público a duração  da atividade. O ideal e que dure no máximo 20 minutos e no no mínimo 15. 


04 - Antes de tudo se apresente. Antes de começar a falar é importante dizer seu o nome e dos colegas envolvidos, a área de trabalho, o tema e o objetivo da sala de espera. 


05 - Deixe claro que é um momento coletivo. A sala de espera é uma roda de diálogo e de troca ou seja todos podem perguntar, dar exemplos ou relatar experiencias relacionadas ao tema, estimule isso nos participantes provocando com perguntas; isso já aconteceu com vocês? Está acontecendo na sua rua? Alguém sabe alguma coisa sobre isso? . Motive a reflexão.


06 - Aproveite o momento. Divulgue também as atividades educativas desenvolvidas pela equipe do NASF e pela unidade de saúde e qual sua atribuição enquanto ACS em relação ao tema abordado.

07- Fale de um assunto em que você tenha competência adquirida através da experiencia ou do estudo. Sua micro-área não se classifica no assunto tratado então passe para o colega, não se fala do que não vive ou que não tenha conhecimento da causa. Se o assunto exigir colocações técnicas e teóricas convide outros profissionais para participar da ação coletiva.


08 - Não tome nada pessoalmente. É um grande erro pensar que tudo o que acontece na sala esta relacionado a apresentação. Um bocejo não significa que há tédio geral e a conversa entre duas pessoas não significa que não estão atentas ao que esta sendo falado. 


09 - Mantenha contato visual com o público. Sua insegurança não melhora se estiver a olhar para um papel enquanto fala. O ideal é ficar ereto e levantar a cabeça e focar o olhar das pessoas. Você não vai apenas olhar mais confiante para o público como também vai falar melhor. 



10 - Agradeça no final fazendo um breve resumo. Como a sala de espera é realizada durante o atendimento normal da unidade é comum que algumas pessoas chegarem depois do início da apresentação portanto no final é importante resumir o que foi tratado. 

EX : chegamos ao fim de mais uma sala de espera onde tratamos sobre a necessidade de eliminar criadouros do mosquito que transmite a zica. 




Quer saber mais?


Sala de Espera: um espaço de educação para a Promoção da Saúde






Nenhum comentário:

Postar um comentário