segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dicas para evitar estresse no ambiente de trabalho





Nos últimos anos tem crescido o número de trabalhadores que cumprem uma jornada de trabalho, em comum acordo, acima  das 44 horas estabelecidos pela CLT. Além disso a maioria dos trabalhadores quando chegam em casa cumprem outra dura  jornada cuidando dos filhos e realizando tarefas domésticas, dispondo de pouco tempo para cuidar de si mesmo. 

Essa jornada múltipla tem provocado ansiedade e estresse na maioria das pessoas que tem cada vez mais extrapolado o estresse com brigas constantes no ambiente de trabalho.

Para evitar confronto e estresse no emprego selecionei algumas dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais agradável  com  pequenas atitudes que fazem a diferença no dia dia.



01- Evite perder tempo com assuntos que causam aborrecimentos,não critique a religião alheia, cada um tem a sua, e não tente convencer alguém a mudar a forma de pensar. 

O trabalho não é lugar para esse tipo de ação. O mesmo vale em relação a política e partidarismo, modo de vestir, jeito de ser.Lembre-se de que você não  não recebe para isso. 

02-Aproveite os intervalos para refrescar a mente, tomando um café ou ficando em um local reservado para ouvir uma música ou respirar ar puro. Estudos mostram que agindo desta forma você volta com mais disposição. 

Se possível faça isso em um espaço verde, jardim ou praças se houver por perto. Não é atoa que empresas que investem em espaços relaxantes como o Google tem batido recordes de produtividade. 

03- Não desperdice a oportunidade de se movimentar. levante se para tomar um café, jogar lixo fora, vai ao banheiro quando sentir vontade.  Ficar muito tempo parado enfrente ao computador, por exemplo, pode provocar dores na coluna e o mau humor.


04 - 
Não leve trabalho para casa, faço o possível para desligar do ofício, casa e lugar de relaxar dormir, se divertir e repor as energias. Basta os trabalhos domésticos que já vão diminuir suas horas de descanso.
 Desligue o celular e não converse com colegas de trabalho sobre assuntos relacionados, aproveite bem as poucas horas de liberdade. 

05 - 
Não leve os seus problemas para o local de trabalho. Se não estar bem ou acordou de  mau humor tente comunicar isso aos colegas. "Gente eu não estou legal por favor considere isso" ou " estou de mal humor me deixe no meu cantinho". Assim se acontecer de "estourar" terá mais chance de ser compreendido.

Por Daniel Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário