segunda-feira, 10 de abril de 2017

Conselho de Saúde: atentos ao drama dos pacientes com glaucoma




Por Daniel Rocha

O acompanhamento dos pacientes portadores de glaucoma inclui uma primeira consulta com oftalmologista que faz um estudo completo da doença e revisões periódicas para monitoramento da pressão intraocular e avaliação do nervo óptico de ambos os olhos.
Algo que não vem acontecendo em Teixeira de Freitas depois que a administração municipal não renovou o contrato com a ISOB - Instituto de saúde oftalmológica do Brasil, responsável pelo acompanhamento de 873 pacientes da cidade, hoje entregue a qualquer sorte.
Na última reunião do conselho de saúde realizada no dia 05/04, o fim do acompanhamento fez parte da pauta de discussão. Os conselheiros presentes lembraram, dentre outras coisas, que a administração do prefeito Timóteo Brito tem ignorado essas e outras situações agravantes da saúde pública já denunciada pelos representantes da comunidade.
Na ocasião foi deliberada a elaboração de uma resolução cobrando melhores esclarecimentos da secretaria municipal de saúde do município que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fim do contrato do ISOB.

De acordo com o conselheiro Ailton Agente de Saúde essa situação reflete o momento atual vivido pelo sistema público de saúde na cidade que, administrado pelo município não encontrou ainda o caminho para o bom funcionamento.

Em uma troca de mensagens pelo telefone celular, realizada via WhatsApp,  entre  o responsável pela marcação de exames  do município e o conselheiro de saúde, foi informado  que o atendimento voltará ao normal em breve. “Enquanto isso vamos continuar fiscalizando", destacou Ailton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário