Embora seja o município o responsável pela limpeza e coordenação de ações de descarte e tratamento dos resíduos, lixo, o maior responsável pela sujeiras que se nota nas ruas hoje é, em parte, o próprio cidadão que não pensa duas vezes ao jogar o lixo em qualquer lugar sabendo que existe regras e horários para o recolhimento.
Em consequência , o descarte irregular do lixo expõe as ruas da cidade a invasão de urubus que rasgam e espalham o lixo pelas ruas dando um ar de abandono e desmazelo aos bairros da cidade que já sofrem com a histórica falta de pavimentação.
Confira o que você pode fazer para amenizar esse problema.
01- Não coloque os sacos de lixo na rua no dia que o carro não passa. A exposição demorada do resido permiti que animais e vadios rasquem os sacos e espalhe o lixo nas vias públicas.
02 - Elimine com todo cuidado partes não comestíveis de carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos e outros orgânicos, pois são estes os resíduos que geram o mal cheiro que atrai insetos, ratos e urubus. Descarte em sacolas ou lixeiras resistentes e fechadas e não os coloque na rua fora do horário da coleta.
03- Fortaleça a ideia de que é preciso colaborar para limpeza das mediações e de todas as áreas em que nossa vida se desenrola, criando campanhas e espaços de debates na internet, via redes sociais, igrejas e associações.
Mais sobre o assunto:
Por onde passa, o ser humano deixa marcas. Uma delas é o lixo que se avoluma na natureza a cada dia. Milhões de toneladas de resíduos são produzidos todos os dias, mais do que o planeta pode suportar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário